Brasília é mesmo um ovo é um programa musical que quer conhecer quem faz música no DF. No formato de ciranda, quadrilha, mesa de boteco ou batalha, buscamos conexões entre artistas da cidade. Ouvimos músicas e histórias. Desenrolando e enrolando um novelo de contatos entre instrumentistas, compositores, cantores, produtores, agitadores que atuam em Brasília.
Programa do edital de voluntariado da Rádio Cultura de Brasília. Brasília é mesmo um ovo tem produção de Camila Augusto, Flavio Oshiro, Lucas Hamu e Matheus Miranda. Consultoria de Raíssa Miranda. Sons, composições e toda a parte técnica por Cristiano Matos. Fotografia e vídeo por Fabiane de Souza. Apresentação por Clarice Martins e Erick Moraes.
É nosso ouvinte e gostaria de entrar em contato? Escreva para brasiliaemesmoumovo@gmail.com
Confira também o instagram do programa: instagram.com/bsb.ovo
Assista e ouça a todos os episódios abaixo, na versão que foi pra rádio ou na versão podcast (entrevista completa no youtube).
Na página acima, você encontrará as músicas apresentadas por nosses convidades especialmente pro programa!
Paula Zimbres é baixista, cantora, compositora, professora e pesquisadora.
Marlene Souza Lima é guitarrista, violonista, arranjadora, compositora e professora.
instagram.com/marleneslimaguitar
Curta o som de alguns bloquinhos da cidade!
Eudes Carvalho é guitarrista, violonista, compositor e professor, mais um baita instrumenista da cena do jazz brasiliense.
Curta um gosto do som que passou pelo programa em fevereiro. Tácale!
Maísa Arantes toca rabeca e pife, é pesquisadora, e agita vários projetos musicais na cena musical do DF. E nesse episódio, ela e Marcelo Neder fazem uma apresentação especial para o nosso programa.
Adolfo Neto é baixista, carnavalesco, DJ, produtor, agitador, diretor de arte, além de publicitário.
Episódio pra fazer a vó dançar! Curta o som de músicas dançantes brasilienses!
Larissa Umaytá é pandeirista, percussionista, produtora, pagodeira.
Mariana Sardinha é cavaquinista, bandolinista e multi-instrumentista, e participa de diversos grupos e projetos, tocando samba, choro, pagode e tudo mais nas rodas do DF.
instagram.com/sardinha_mariana
Um tanto das músicas que passaram pelo programa em março.
Zapatta Prn é músico, rapper, baixista, poeta.
Tom Suassuna vem arrasando com seu violino na cena musical popular brasiliense, tendo participado de uma série de grupos e projetos como O Tarot, Gitiranas, orquestras Quadrafônica e Desarmônica.
Um programa dedicado à música das orquestras. Especial em comemoração ao aniversário da Rádio Cultura 100,9FM e da nossa cidade!
Son Andrade é baterista, percussionista e produtor musical. Integra diversos grupos da cidade, como Ondas Tropicais, Jazz na Carta, Sonora Cumbião e outros.
Algumas das músicas que passaram pelo programa em abril.
Episódio especial, estreando um novo formato. Recebemos o Triiio Nós 3 para fazer jazz de altíssima qualidade, da melhor qualidade, nos estúdios Beto Capi, especialmente para o Brasília é mesmo um ovo. Triiio nós 3 são Leo Sena, Luís Porto, Vinícius Faraco.
Gaivota Naves é cantora, compositora, poeta, artista, roqueira.
Programa dedicado ao ventos que passam pela cidade...
Vitor Adonai é clarinetista, pianista, multi-instrumentista, compositor, professor de música!
Um tanto das músicas que passaram pelo programa em maio.
Cairo Vitor é violonista no DF, esbanja talento e simpatia!
Flor Furacão é cantora, pianista, compositora, produtora no DF!
Nosso programa é sobre parcerias musicais. E o episódio de hoje é dedicado à mais singela das parcerias: as duplas.
A banda toca ao vivo no estúdio! Recebemos As Fulô do Cerrado praquele forrozinho de alta qualidade! Enxuga o rato e curta o som! As Fulô do Cerrado são Fernanda Pagani, Laura Xavier, Jéssica Carvalho, Samara Tokunaga e Mare Sobrinho.
Pratanes é compositora, cantora, instrumentista, produtora audiovisual e musical no DF!
Curta o som que tocou no programa em junho.
Lucas Ramalho é percussionosta, historiador, pesquisador e professor de música, podcaster...
instagram.com/ramalho.percussao
Hoje ouviremos uma pequenina amostra das bandas de rock atuantes na prolífica cena brasiliense dos anos 2010.
Rafael Ops é DJ, compositor, produtor musical, cantor, ator, carnavalesco, artista visual, dançarino, um dos criadores do Criolina e muito mais...
Pina é saxofonista e cantora!
Um tanto das músicas que tocaram no programa em julho.
Moises Alves é trompetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e ainda toca salsa, bossa, choro e jazz cidade afora!
Lucas Tufas é baixista e percussionista, já fez e faz parte de uma série de grupos no DF!
O DF é lugar de rap, de rock, de forró, de pagode, e também de choro! Hoje vamos ouvir um pouquinho das choronas e dos chorões que fazem Brasília brilhar nesse gênero musical tão brasileiro.
Ane Êoketu é cantora, percussionista, compositora e agitadora cultural da cena musical do DF!
Um gostinho das músicas que tocaram no programa em agosto!
Lucas Fernandes é baixista, produtor e compositor aqui do Distrito Federal!
Karla Dias é flautista, pesquisadora, professora de música. Sua especialidade é música antiga! Além de instrumentista, ela dá aulas de flauta na Escola de Música de Brasília.
instagram.com/karladiasflautadoce
Andrey Grego e Kino Lopes são instrumentistas e compositores, além de produtores e curadores do Festival de Música Nova e Novíssima.
Mirian Marques é multi-instrumentista, compositora e professora. Canta, toca violão, cavaquinho e trombone. Também trabalha como arranjadora e produtora musical.
instagram.com/mirianmarquesmusician
Esdras Nogueira é saxofonista, produtor, compositor, cozinheiro...
Partiu ouvir um pouquinho das músicas que tocamos em setembro??
Isabela Sekeff é maestra e professora da UnB e Escola de Música de Brasília. Rege corais por toda Brasília, fundou a Associação Coral Cantus Firmus, grupo já tradicional de Brasília, além de ter sido maestra do Coral Madrigal de Brasília.
Relacionamento a dois é coisa do passado, agora é vez dos trios. Essa tradicional formação musical aparece nos mais diversos gêneros, do forró ao jazz, da música de câmara ao hip-hop. Tocar a três sempre deu um caldo!
A YPU faz música visual que derrete! A banda foi formada por Ayla Gresta (voz e trompete) e Gustavo Halfeld (guitarra), e tem hoje também o Marcelo Moura (baixo) e o Dinho Lacerda (bateria).
Savana, ou DJ Savana, é nascida em Imperatriz, no Maranhão e vive desde os anos 90m em Samambaia. Graduada em Letras, suas carreira de DJ já tem mais de uma década. Fundadora do evento "A hora do Beat" e atuante na cena hip-hop do DF, seu som é dedicado a diversas vertentes da música negra, sobretudo o rap, mas também o funk, o soul, o disco e por aí vai.
Saca só o que ouvimos em outubro!
J.G. Joshua é um dos principais instrumentistas do meio jazzístico do DF, não deixando de flertar também com o soul, o rap, o punk e mais. Saxofonista e flautista, Joshua ainda é arranjador e compositor.
Iara Gomes é pianista, compositora, arranjadora e professora. Além de tocar em diversos projetos pela cidade e acompanhar artistas da mais alta qualidade, Iara tem dois discos autorais lançados, o Dois cantos e o Coisas inúteis, além de singles.
Já mexemos com chorinho e com rock, mas todo mundo sabe que Brasília tem muito samba e pagode também... Esse é nosso tema de hoje, sempre sem nenhum rigor e com muita alegria na roda!
Thanise Silva é flautista, compositora, arranjadora, produtora e professora! Mestre em música pela UnB, Thanise é ainda professora na Escola de Música de Brasília. Possui centenas de gravações, arranjos e produções em parcerias com artistas do DF e de fora, além de um belo trabalho autoral e de uma presença incontornável nas todas de choro da cidade.
Curte aí nossos sons de novembro!
Malina é uma dupla formada por Tino Ventura e Laura Santana. Para a apresentação no "Brasília é mesmo um ovo", a dupla convida o violinista Tom Suassuna, que já passou pelo programa! Apresentação gravada em 28 de setembro de 2024.
Aloizio Lows é guitarrista, cantor, compositor, produtor musical. Além de uma prolífica carreira autoral com disco, ep e muita coisa lançada, participou da banda Lafusa e hoje integra o bloco carnavalesco Divinas Tetas, além de fazer muitas parcerias produzindo uma galera de alta qualidade da música de Brasília.
Ediá é cantora, compositora, dançarina, além de intérprete de Libras e agitadora sociocultural do DF. Nascida no Pará e moradora do DF desde a infância, Ediá iniciou sua carreira transitando pelas cenas do hiphop em Brazlândia e Sobradinho e hoje sua arte corre por aí, já tendo realizado parcerias com nomes como a BellaDona, o Cirurgia Moral e muito mais.
Este episódio é uma parceria com o PET de Música da UnB. PET é programa de educação tutorial, e nosso episódio é dedicado ao Festival Tananá! O Tananá é um festival anual de música autoral do DF realizado pelo PET. Sua segunda edição ocorreu agora no final de novembro, no auditório do Departamento de Música da Universidade de Brasília com acesso livre. O Tananá busca conectar artistas e comunidade, fortalecendo e valorizando nossa cultura local. As músicas que ouviremos hoje, algumas em primeira mão, são de autoria de artistas que se apresentaram no Tananá deste ano.
instagram.com/lamarckexperience
Marcelo Neder é violonista, compositor e produtor cultural, além de historiador, sociólogo, cientista político. Vindo do Rio de Janeiro e já devidamente radicado em Brasília, Marcelo vem agitando a cidade com um forró da melhor qualidade, em projetos como o Forró do B e o Porão do Forró.
Vai ouvindo o que rolou na rádio no mês de dezembro...
Guilherme Cobelo, inventor e vocalista na Joe Silhueta, apresenta músicas de seu disco autoral, Caubói Austral, lançado no fim de 2024! Acompanhado por André de Sousa no baixo, Dinho Lacerda e Mariano Toniatti na percussão. Apresentação gravada em 14 de dezembro de 2024, no Sebo Baixo Norte.
instagram.com/guilherme.cobelo
Graduada em audiovisual pela UnB e atual editora de fotografia da revista Traços, Thaís Mallon tem um trabalho há mais de uma década conectado à produção musical do DF. Entre ensaios fotográficos, registros de shows e festivais, e capas de disco, Thaís já clicou inúmeres artistas da cidade e de fora.
Sombrio da Silva é um artista musical multi-instrumentista, toca clarinete, clarone, sanfona, teclado.... Compositor prolífico, sua obra conta com álbuns, EPs, trilha sonora e até ópera. Presente em importantes grupos da cidade, como o Joe Silhueta, o Satanique Samba Trio, as orquestras Desarmônica e Quadrafônica, fez parcerias com gente muito legal da cena do DF, como a Gaivota Naves, Puta Romântica e muito mais.
Não sei se o carnaval já começou, mas a batucada sim! Um programa inteirinho dedicado à percussão. Tudo que bate tá valendo e alegrando.
Segue o som do primeiro omelete de 2025!
Luciana de Oliveira é percussionista, baterista e arranjadora. É formada na Escola de Música de Brasília e na UnB. Hoje faz parte principalmente de grupos formados por instrumentistas mulheres, que tocam de jazz a ritmos afrobrasileiros.
instagram.com/lucianadeoliveirabaterista
A cavaquinista brasiliense Iza o Cavaco é formada pela Escola de Música de Brasília e faz parte de importantes grupos femininos do DF. Atuante no chorinho, no samba e no forró, Iza integra o regional Segura Elas e o Samba da Malandra, além de participar de projetos que valorizam musicistas mulheres, como o atual Elas tocam Beth Carvalho.
É hora de dançar e pular na boa brisa do som jamaicano! Um trisco do reggae produzido em terras brasilienses!
Rodrigo Bezerra é guitarrista, violonista, cantor, compositor, produtor... Formado pela Escola de Música de Brasília e pela UnB, e com vários discos lançados e parcerias com muita gente boa da música do DF, Rodrigo Bezerra é nome carimbado na cena da música autoral da cidade.
Olha as músicas deste fevereiro!
Haniel Tenório é trompetista profissional há mais de uma década. Transitando de gêneros que vão da música de orquestra ao jazz, passando por música latina, reggae, samba e muito mais, Haniel é também compositor e produtor, já fez parte de um sem número de projetos da cidade, como o Jazz na Carta, as bandas Atômica Groove, Caos Lúdico e Sunflower Jam, as Orquestras Quadrafônica e Desarmônica, além de já ter tocado e gravado com muita gente legal do DF!
Curta o som de alguns bloquinhos da cidade!
Queviagem! O programa é sobre Brasília, mas hoje vamos visitar outres territórios e paisagens, deixando nosses artistas locais nos levarem pra longe! Sempre com toda liberdade, tudo que se move vale.
Ramiro Galas é compositor, produtor, DJ! Fazendo uma música brasileira cheia de elementos eletrônicos e com pegada bastante instrumental e autoral, Ramiro idealizou projetos como o Forró Red Light, Meduna ou Pílula Project. Mestre em Música pela UnB, vindo do Piauí mas já radicado em Brasília há muito tempo, Ramiro tem parcerias com gente brava da cidade, como a banda YPU, o Esdras Nogueira, e muito mais.
Anna Moura é cantora, compositora, instrumentista, atriz, poeta e arte-educadora. Sua música dialoga com uma diversidade de gêneros e sobretudo com o rap! Brasiliense e criada entre o DF e o Rio, sua premiada carreira de mais uma década conta com parcerias com gente bem bacana da cena da cidade, como Haynna, Letícia Fialho, Kirá...
A sonzeira de março!
Joana Duah é cantora, compositora, professora de canto e técnica vocal. Com uma longa carreira que começou há mais de três décadas com o reggae/rock do Maskavo Roots, Joana Duah percorreu o mundo fazendo música brasileira, cantando em inúmeros países, morando em várias cidades. Como intérprete de música brasileira finíssima, Joana se apresentou com um sem fim de grandes artistas, de Rosa Passos a Hamilton de Holanda, de Guinga a João Bosco, além de sua carreira solo com discos lançados e de estar encabeçando mais um belo projeto, o Estradar.
Fernando Jatobá é guitarrista, compositor, produtor, engenheiro de som e tudo mais! Tendo passado por inúmeras bandas da cidade, da Brown-Há à Moscolês, incluindo ainda a última formação do Móveis Coloniais de Acaju e a posterior Remobília, Jatobá também já vem trabalhando com som há bastante tempo e é responsável pelo estúdio Jatobeats.
Nosso episódio de hoje é em comemoração ao aniversário da cidade! Com total liberdade e sem apegos, tocaremos músicas que trazem o DF como tema ou inspiração! Claro, sempre de artistas locais ou aqui radicados.
Mais uma vez Beto Capi sai de sua toca para ouvir artistas da cidade. Nesta noite em que o público nos acompanha, ouviremos um recital de piano e voz. E aproveitamos para convidar a todos que nos ouvem a fazer como o Beto Capi e sair de casa para ouvir música ao vivo, em todos os seus formatos. Convidades: Iara Gomes, Raíssa Miranda, Djalma Santos e Lucas Hamu. Apresentação em 15 de fevereiro de 2025 em parceria com o Na Trilha.
Som de abril?? Que isso!
Liliane Santos, a Lili do trombone, é trombonista formada pela EMB e pela UnB! Participante de blocos como o Divinas Tetas e o saudoso Essa boquinha já beijei, toca também em diversos projetos, fanfarras, bandas e orquestras pela cidade, além de ter feito participações e gravado com muita gente boa da música do DF, como o Jazz na carta, a Joe Silhueta, a Ane Êoketu e o Esdras.
Vamo aprender a sonhar, querides ouvintes! O episódio de hoje é dedicado ao universo dos sonhos: os oníricos, os utópicos, e todos mais. Com liberdade total, vamos sonhando com artistas do DF!
Litieh é cantora, compositora, violonista, arte-educadora... Com dois discos lançados e tendo trabalhado e dividido o palco com muita gente boa do DF e de fora, já fez show interpretando e homenageando grandes cantoras da nossa música, como Gal e Elis.
Nascido no Piauí e há muito radicado em Brasília, mais especificamente em Samambaia, Ricelly é guitarrista e produtor! Integrante de grupos como o Quinque Fusion e o Haynna e os Verdes, entre outros, acaba de lançar seu primeiro álbum autoral, "Imagens".
Chega mais pro som de maio!
Nathália Marques é percussionista popular e orquestral e arranjadora! Formada pela EMB, participa de grupos como a Orquestra Filarmônica de Brasília (e outras orquestras e bandas sinfônicas locais); o Samba da Malandra, o Regional Segura Elas, a Orquestra Pizindim, além de acompanhar muita gente boa na cidade.
instagram.com/nathaliamarquesx
Hoje nosso programa é sobre nosso amado cerrado! Daquele jeito!
Kirá é compositor, violonista, cantor. Cearense, mas há tempos morador de Brasília, Kirá lançou em 2023 o ep Olho Açude, e em 2021, com seu grupo Kirá e a Ribanceira, o ep Semente de Peixe, além de singles em parceria com muita gente boa da cidade, como Junior Ferreira, chamat, Letícia Fialho e Anna Moura.
Jazz Kaipora é formada em artes cênicas, estudou processos fonográficos na Escola de Música e é técnica de som, percussionista, tendo passado pela performática Cantigas Boleráveis, e é guitarrista de uma banda de metal, a Murderess! Além de ser nossa colega de Rádio Cultura, apresentando o também programa voluntário A Hora da Saúde Metal ao lado de Bruno Azambuja.
Hoje o bicho vai pegar! É dia de visitarmos o reino animal em nosso episódio. Beto Capi tem companhia! Sem jaulas nem trelas, vamos ouvir as criaturas que correm soltas pelo DF.